top of page

Miquelina Pub recebe o lançamento do novo livro de Roberto Muniz Dias

"Todos Somos Bolhes" aborda a temática da linguagem neutra


Foto: Divulgação


Roberto Muniz Dias se prepara para o lançamento de seu novo livro “Todos Somos Bolhes”, que tem como tema central a discussão da linguagem neutra. Segundo o autor, a utilização de uma linguagem não binária vem como forma de “debater ou propiciar uma discussão acerca da dinamicidade da língua e da questão da representatividade dentro do nosso vernáculo machista.


Além disso, o escritor conta que o livro representa uma experiência, ou seja, é uma forma de absorver a novidade, tanto na língua como no estranhamento do sexo entre ciborgues e as discussões de gênero. Roberto Muniz é um dos representantes da literatura piauiense que transita por diversos temas dentro da literatura LGBTQIA+ e sempre traz para o debate discussões importantes.


Nesse novo trabalho a sua inspiração veio da ideia de se libertar mais das amarras do sexo e do gênero. “A linguagem neutra veio a tiracolo, mas não menos importante.” Tudo começa com “e se?”. E se uma prótese peniana cibernética puder abrir caminhos para a masculinidade ilimitada que a propaganda promete? No mundo futurista de “Todos Somos Bolhes”, corporações, governos e grupos paraestatais exploram pessoas “fora do padrão”, herdeires da Revolução dos Corpos.


Foto: Divulgação


Resta àqueles que não se conformam pagar o preço por suas experimentações, fugir ou se organizar. E é nesse contexto que conhecemos a personagem principal, uma pessoa agênero, crítica do sistema que a cerca, em busca de mecanismos e amigues com quem possa compartilhar a construção do próprio corpo.


Escrita em linguagem neutra adaptada, a obra de Roberto Muniz Dias mescla estilos – do diário de estrada kerouaquiano à ficção científica com diálogos teatrais –, propondo uma narrativa distópica sobre direitos sexuais e o futuro da luta pela desconstrução do conceito de gênero.


LANÇAMENTO - "TODOS SOMOS BOLHES"

Data: Dia 10 de Setembro

Horário: Sábado, às 19h

Local: R. Francisca Miquelina, 66 - Bela Vista

bottom of page