Haverá leituras de trechos do livro com as atrizes Ana Carolina Fabri e Helô Cintra
Foto: Arquivo Pessoal
"A Arqueologia de um Ator" investiga o ofício do artista da cena e não no que diz respeito aos procedimentos técnicos de sua arte, senão escavando sua interioridade em busca da singularidade de sua expressão. Ao longo da trajetória de ator, diretor e professor de teatro, Marcelo Lazzaratto, chegou à seguinte reflexão: o ator não representa nem interpreta personagens, mas manifesta heterônimos.
Marcelo Lazzaratto é ator, diretor teatral e Professor Livre Docente em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas com a tese "Campo de Visão: um exercício de alteridade"; Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas com a tese "Arqueologia do Ator: personagens e heterônimos". Graduado como Bacharel em Interpretação pela Universidade de São Paulo (1991). Pesquisa e desenvolve o sistema improvisacional e pressuposto estético Campo de Visão há 30 anos, tendo publicado o livro "Campo de Visão: exercício e linguagem cênica", em 2011. É diretor artístico da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, sediada em São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação teatral, direção teatral, interpretação teatral e dramaturgia cênica.
Foto: Divulgação
Durante o evento, haverá leituras de trechos do livro com as atrizes Ana Carolina Fabri e Helô Cintra, além de um debate entre o autor e Welington Andrade, bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio, mestre e doutor em Letras pela USP, na área de dramaturgia brasileira. Foi editor da revista Cult de 2015 a 2018 e é crítico de teatro da mesma publicação desde 2013. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e do prefácio de Viagem magnética, de Décio Pignatari (Ateliê Editorial, 2014).
LANÇAMENTO - A ARQUEOLOGIA DO ATOR
Dia 18 de Agosto, às 19h
Livraria Megafauna - Edifício COPA
Avenida Ipiranga, 200 - loja 53
Comments