top of page

Texto de Rudinei Borges leva ao palco quatro atrizes em metáfora sobre masculinidade

"Caatinga", novo espetáculo da Cia. do Caminho Velho, estreia na SP Escola de Teatro


Foto: Sérgio Fernandes


Escrita a partir de uma imersão do dramaturgo Rudinei Borges no sertão do Rio Grande do Norte, "Caatinga", a nova montagem da Cia. do Caminho Velho com produção da Atores Associados, adentra o universo dos vaqueiros nordestinos e aborda em específico sobre o imaginário afetivo e conflitivo da tradição passada de pai para filho. O espetáculo com direção de Alex Araújo estreia na SP Escola de Teatro.


Metáfora sobre a secura da vida e o agreste de ser macho, "Caatinga"– contemplada com o Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – traz no elenco as atrizes Carolina Erschfeld, Daiane Sousa, JoJo Brow-nie Souza e Naloana Lima. A montagem, após apresentações na SP Escola de Teatro, faz temporada no Teatro Arthur Azevedo.


Foto: Sérgio Fernandes


Em "Caatinga" um vaqueiro e seu filho vivem sozinhos no sertão. O pai prometeu a mãe que o filho não seguiria sua sina de vaqueiro. Analfabeto, ele queria ver o filho usando “as palavras bonitas”. Mas esse sonho do pai não encontra terreno fértil nas vontades do menino, que vê com os olhos brilhando os homens saindo para a lida, matando animais e vestindo a indumentária própria dos vaqueiros. Assim, o espetáculo traz à cena momentos de convivência entre estes dois homens até que o menino se torna um vaqueiro.


Aos poucos também a montagem apresenta uma angústia vivida pelo menino que agora se torna homem e começa a se sentir confuso com relação aos desejos de seu corpo. A dramaturgia cria uma situação de quase isolamento desses dois homens, no meio do sertão, aumentando ainda mais um silêncio presente no mundo masculino.



Ficha Técnica:

Direção – Alex Araújo. Dramaturgia – Rudinei Borges. Atuação – Carolina Erschfeld, Daiane Sousa, JoJo Brow-nie Souza e Naloana Lima. Cenografia e Figurino – Telumi Hellen. Sonoplastia – Vitor Djun. Iluminação – Alex Araújo. Artistas Convidados para Vivências – Kenia Dias, Luciano Mendes de Jesus e Verônica Santos Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Atores Associados.


CAATINGA

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos


Temporada SP Escola de Teatro

Data: Dias 17 e 24 de Setembro | 08 de Outubro

Horário: Sábados, às 20h30

Local: Praça Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo

Ingressos: Gratuito

Temporada Teatro Arthur Azevedo

Data: De 14 a 30 de Outubro

Horário: Sextas e Sábado, às 21h | Domingos, às 19h

Local: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

Ingressos: Gratuito

Commentaires


bottom of page