top of page

Premiado espetáculo da Cia Truks faz apresentações gratuitas em Macatuba e Lençóis Paulista

Em Macatuba será ainda oferecida a oficina O Teatro de Objetos da Cia Truks"

Foto: Fred Gustavos


Apresentado pela Zilor e viabilizado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a Cia Truks, referência nacional na arte do teatro de animação, apresenta no projeto “O Surpreendente Mundo dos Objetos”, o espetáculo Sonhatório (Prêmio APCA e Coca Cola FEMSA) nas cidades de Macatuba e Lençóis Paulista. A peça foi criada por Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin, tem texto e direção de Henrique Sitchin e elenco formado por Gabriel Sitchin, Rogério Uchoas e Thaís Rossi.


Sobre o espetáculo

É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa para a refeição três supostos loucos. Porém, não há nada para comer ou beber. Para passarem o tempo, os amigos resolvem brincar com os objetos que têm à sua volta. É então que partem para uma deliciosa viagem pela imaginação, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis e criativos personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por suas “superaventuras”. Após finalmente almoçarem, revela-se ao público a surpresa: eram eles de fato os loucos, ou são loucos aqueles incapazes de brincar? Nossos amigos oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um... sonhatório!


Foto: Fred Gustavos


Nesta peça, a Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, ou então, como gostam de chamar, à maneira Truks, de “Teatro Com Objetos”. Aqui, o uso cotidiano do objeto é mudado para construir nossas criaturas, ou simbolizar personagens. Uma colher de pau se transforma em uma cozinheira, um algodão pode ser um pintinho, ou, então, uma simpática vaquinha é construída com canecas e um cantil. “Em Sonhatório transformamos sacos de lixo em águas vivas, garrafas térmicas em pinguins, pequenas xícaras em espevitados patinhos, uma chaleira branca em um esplendoroso cisne, entre outras dezenas de criaturas”, contam os criadores.


Henrique Sitchin conta que o procedimento tem clara e direta relação com o que o educador Jean Piaget definiu como ‘jogo simbólico’. “É uma forma de comparação que as crianças encontram para entenderem o mundo ao seu redor, bem como fortalecerem a sua individualidade. A criança, pela pouca experiência de vida, não tem repertórios para fazer comparações e ou entendimentos racionais, elaborados, de certos assuntos. Então, para isso, elas usam do artifício do jogo simbólico: brincam de ser como o papai, para entenderem, na prática, que são necessárias regras de convívio; brincam de boneca para experimentarem ser como a mamãe; empenham uma espada para sentirem-se fortes como os príncipes e os heróis, conversam com bichinhos imaginários, são capazes de enxergar vida onde não há vida. Passam a conhecer a si mesmas e, a partir daí, terão subsídios também para começar o processo de identificação do outro - prática fundamental para o convívio em sociedade”.


Ficha Técnica

Criação: Henrique Sitchin E Gabriel Sitchin

Texto e Direção: Henrique Sitchin

Elenco: Gabriel Sitchin, Rogério Uchoas e Thaís Rossi

Criação e Confecção de Bonecos e Figuras: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin, Rafael Senatore, Hugo Reis, Pietro Sitchin, Karina Prall e Camila Oliveira

Trilha Sonora: Rafael Senatore

Iluminação e Cenografia: Henrique Sitchin

Produção: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural


SONHATÓRIO

Temporada Lençóis Paulista

Dia 12/12 às 16h e 20h

Dia 13/12 às 8h30, 10h, 13h30 e 15h

Espaço Cultural "Cidade do Livro"

Endereço: Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286, Lençóis Paulista, SP

Capacidade: 120 lugares


Temporada Macatuba

Dia 14/12 às 16h e 20h

Dia 15/12 às 11h, 16h e 20h

Teatro Municipal “Renata Lycia dos Santos Ludovico”

Endereço: Av. Cel. Virgilio Rocha, 525, Macatuba - SP

Capacidade: 436



Sobre a oficina: O Teatro de Objetos da Cia Truks

Foto: Fred Gustavos


Dia 15 de Dezembro , das 17h30 às 19h no Centro Cultural “Orlando Bozan”

Tempo de duração: 1h30

Vagas: 40 – livres para todos os interessados, com ou sem experiências anteriores

Inscrições: no próprio Centro Cultural ou pelo tel.: (14) 3268-1821)


O Teatro de Objetos, à maneira da Cia Truks, é um jogo teatral que permite a criação de cenas inusitadas, criativas e, no mínimo, originais. Aqui se constrói uma nova relação do ator com o objeto que, por sua vez, transforma-se em um símbolo, ou uma criatura viva, em um jogo que é imediatamente aceito e divertidamente jogado pelo público. Um maço de cigarros pode ser o esconderijo de perigosos bandidos, um grampeador de papéis pode ser um jacaré feroz, um borrifador de água pode ser um camelo prestes a atravessar um grande deserto, algodões podem ser pintinhos, um chapéu preto pode simbolizar a morte, e assim por diante.


A oficina irá oferecer aos participantes a possibilidade de desenvolvimento de uma série de jogos cênicos, feitos com objetos de uso diário. O objetivo central será fomentar a criatividade e instrumentalizar os participantes para que construam cenas teatrais próprias, bem como, para educadores, que possam propor esses jogos com seus alunos.

Comments


bottom of page