top of page

Barracão Cultural apresenta "Um Arco-íris Colorindo o Céu" na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Peça cria reflexão sobre momentos que obrigam as pessoas a se reinventar para seguir em frente com suas vidas


Foto: Murilo Basso


Momentos de crise, que alteram repentinamente a vida e a rotina das pessoas, inspiraram a criação do solo Um Arco-íris Colorindo o Céu, o novo trabalho do Barracão Cultural, escrito e interpretado por Eloisa Elena e dirigido por Carlos Gradim e Murillo Basso.


Depois de estrear no Sesc Ipiranga, o espetáculo tem cinco novas apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald. E, embora tenha sido criado antes da pandemia de Covid-19, tem um aspecto um tanto profético ao tratar da necessidade de nos adaptarmos a situações difíceis repentinamente.


“Em um período curtíssimo, que transformou completamente as nossas vidas, sem tempo para grandes explicações ou preparos - condição que atingiu a todos indiscriminadamente - nos vimos, mesmo que de formas diferentes, numa situação de restrição, isolamento e na busca por adaptações e estabelecimento de prioridades. Uma tentativa de reinvenção”, compara a atriz e dramaturga.


Foto: Murilo Basso


Na trama, uma pessoa tem sua vida cotidiana totalmente alterada por um acidente nos elevadores do prédio – que não foram consertados desde então. Com sua condição de deslocamento e a interação social comprometida, ela foi obrigada a buscar alternativas para seguir com sua rotina.


Durante uma longa trajetória de subida pelas escadas, enquanto se prepara para seu “dia especial”, a protagonista narra suas percepções acerca do ocorrido, descreve as diferentes táticas de sobrevivência que cada morador adotou e fala sobre a relação que se estabeleceu entre vizinhos.


“O texto não se restringe aos paralelos com nossa experiência pandêmica, mas a extrapola, suscitando uma reflexão mais ampla sobre diferentes aspectos da nossa condição de indivíduo na relação com o momento político e social atual”, explica a autora e intérprete.


Foto: Murilo Basso


O espetáculo foi concebido durante o projeto Dramaturgias, criado em 2018 como parte da programação do Sesc Ipiranga. O projeto apresenta um panorama da produção dramatúrgica contemporânea brasileira. Em duas edições até o momento, contou com intensa programação de espetáculos, leituras cênicas, rodas de conversa, aulas públicas, cursos e mais. Dramaturgias surgiu com a intenção de aprofundar as discussões sobre os desdobramentos da arte teatral para além da efemeridade da apresentação, contando com a participação de nomes importantes da dramaturgia brasileira.


Ficha Técnica

Texto e atuação: Eloisa Elena

Direção: Carlos Gradim e Murillo Basso

Trilha sonora: Morris

Cenografia e figurino: André Cortez

Iluminação: Wagner Antônio

Coordenação técnica e operação de som: Maurício Mateus

Manipulação do cenário: Alê Picciotto

Operação de luz: Fábio Ferretti

Cenotécnica: Marcelo Andrade

Confecção de figurino: Benê Calixtro

Equipe de produção: Canafístula Lima, Alê Picciotto, Tetê Ribeiro e Eloisa Elena

Designer gráfico: Doroteia Design/Adriana Campos e Flávia Pacheco

Fotos de divulgação: Murillo Basso

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Administração: Tetê Ribeiro

Realização: Barracão Cultural


UM ARCO-ÍRIS COLORINDO O CÉU

Temporada: De 16 a 20 de Agosto

Horário: De Terça a Sexta, às 20h | Sábado, às 18h

Local: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: Gratuito | Retirar 01 hora antes das apresentações

Classificação: 14 anos

Duração: 50 minutos

Capacidade: 40 lugares

댓글


bottom of page