top of page

Refletindo sobre o tempo, "O Céu Tá Lá" une dança, música e audiovisual em sessões gratuitas

Experimento é resultado de parceria artística entre bailarina Andrea Capelli e músico e poeta João Liossi


Foto: Carolina Capelli


Experimento audiovisual de dança e música do Grupo Terra (São José do Rio Preto/SP) idealizado e interpretado pela bailarina Andrea Capelli e pelo cantor, compositor e poeta João Liossi, “O Céu Tá Lá” estreia em curta temporada, com sessões diárias no YouTube.

No trabalho, sob direção de Fagner Rodrigues, as imagens, o movimento dos corpos e as canções servem à imaginação, à contemplação e também contam histórias. Nessa fusão de linguagens, Capelli cede seu timbre à música em duos com Liossi, que entrega seu corpo à dança.

A preparação antes das gravações levou quatro meses, período em que a dupla compartilhou intensamente suas experiências. As filmagens aconteceram em junho de 2021, em uma propriedade rural no município de Cardoso, onde uma equipe reduzida participou de uma vivência criativa. Atravessadas pelas paisagens, pelos movimentos do céu e inquietações provocadas pela imersão, as performances foram captadas em diferentes horários pelo olhar de Guilherme Di Curzio, diretor de fotografia. Esse mosaico que funde as imagens às canções de Liossi é costurado por haikais assinados por ele, nascidos a partir da experiência junto à natureza e posterior observação das cenas gravadas.

“Em meio a um dos períodos mais difíceis da pandemia, a concepção de “O Céu Tá Lá” surgiu como uma saída poética para o labirinto das saudades: perceber o mesmo céu sobre todos nós, ainda que cresçam as distâncias, é um possível respiro”, refletem os artistas. Ao mesmo tempo em que celebra o encontro entre ambos e suas diferentes linguagens, o experimento torna-se um registro potente e delicado sobre o tempo, sobre sua passagem e seu aparente congelamento: “É uma viagem aos lugares do sonho, lugar onde as palavras, o silêncio e os corpos se amalgamam para significar a vigília. O sonho da cidade em ser mato. O sonho do corpo e da voz em ser bicho. ‘O céu tá lá’ pisa descalço no chão de terra vermelha e aponta a cabeça para o sol: nos reconecta a nós mesmos”, pontuam.


Foto: Carolina Capelli


“Trata-se de um trabalho que não cabe em uma caixinha, em uma categorização, é muito híbrido, é um trabalho que circula, que é muito livre, que nasceu da liberdade dos processos de cada artista envolvido, todas as pessoas da equipe tiveram bastante liberdade para ousar e o resultado causa certo impacto pelo estranhamento poético, que é muito forte. “O Céu Tá Lá” são várias coisas bonitas, são várias surpresas”, finaliza a dupla.

O encontro artístico nasceu no início da pandemia, a partir de um convite do Sesc Rio Preto para o projeto online “Com que música eu danço?”, com a produção de um vídeo à distância, quando Liossi propôs uma trilha sonora para uma dança feita em silêncio por Capelli. Outras parcerias nasceram a partir dali. A bailarina performou em um show dele com transmissão virtual e, recentemente, realizaram o projeto “Depois das cinzas”.

“O Céu Tá Lá” é viabilizado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº 39/2020, produção e temporada de espetáculo de música com apresentação online.


João Liossi é cantor, compositor e poeta formado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem dois livros de poemas publicados, “Aquilo que chamávamos de escuro” (2017, Urutau) e “Para gravar num disco voador” (2019, BAR Editora). Em 2020, João Liossi lançou o EP “Antiexílio” e o álbum “Trambique (Canções de quarentena)”.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Andrea Capelli e João Liossi

Direção: Fagner Rodrigues

Roteiro e concepção: Fagner Rodrigues, Andrea Capelli, João Liossi e Guilherme Di Curzio

Produção executiva: Vanessa Palmieri

Produção geral: Carolina Capelli e Murillo Gussi

Trilha sonora: João Liossi – Espelho (João Liossi/Caio Lobo), De olho na lua (Alice Ruiz/João Liossi), Trambique (João Liossi), Dance (João Liossi), Aluado (João Liossi), Violão para Capelli (João Liossi), Árvore-percussão (João Liossi), Peste (João Liossi), Pescoço (João Liossi), Veloz labirinto (João Liossi), Jardineiro (João Liossi), Tudo a água leva (João Liossi/Ubirathan do Brasil)

Figurinos e adereços: Fabiano Amigucci

Costura: Vergínia Santana

Produção audiovisual: Abaeté Produtora

Direção de fotografia: Guilherme Di Curzio

Som direto e mixagem: Guilherme Di Curzio

Edição e finalização: Guilherme Di Curzio

Iluminação: Luis Fernando Lopes

Assessoria de imprensa: Graziela Delalibera

Design gráfico: Fabiano Amigucci

Fotos: Carolina Capelli, Guilherme Di Curzio e Fagner Rodrigues

Locação: Fazenda Santa Lourdes

Realização: Grupo Terra

Apoio: Abaeté Produtora, Cênica, Centro Cultural Vasco, GAL – Grupo de Apoio à Loucura e Fazenda Santa Lourdes


O CÉU TÁ LÁ

Temporada: De 13 a 18 de Novembro

Horário: Sessões diárias, às 21h

Local: Youtube*

Ingressos: Gratuitos

Duração: 66 min

Classificação: Livre


*Canais:





Dia 16: Canal do GAL



Comments


bottom of page