"Pai de Mim - Presença de uma Ausência " explora as memórias e nuances da paternidade
- Tadeu Ramos
- 18 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Espetáculo está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Foto: Jeniffer Glass
Com direção de Cuca Bolaffi e dramaturgia de Paloma Franca Amorim, o espetáculo "Pai de Mim - Presença de uma Ausência" faz curta temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
O texto propõe um olhar sobre a paternidade e uma reflexão sobre a figura paterna no contexto do patriarcado. A partir das experiências dos atores, de entrevistas com pais e filhos, trabalhamos os dípticos conceituais de imagem/memória, presença/ausência. Como linguagem cênica, abordamos a dança e o teatro-físico, a fim de delinear questões acerca da paternidade e suas múltiplas e diversas im/possibilidades.
Foto do ensaio: Jeniffer Glass
"Para que o espetáculo começasse a surgir, tivemos que despistar memórias, fingir e disfarçar para prosseguir. Aos poucos vencemos a lembrança e desenhamos a memória, abraçando, dançando, esperando no silêncio, no grito, entre o amor e a palavra, onde mora a dor, e o ar que se respira" conta a Cuca Bolaffi, diretora do espetáculo.
"Escrevi muitos textos que não estão nessa peça, buscando preencher uma falta. Uma primeira vitória começou a se delinear quando percebi, em estudos e prosas muito boas, que talvez eu precisasse desenhar a mim mesmo com um novo contorno, e que esse contorno não dependia somente de terceiros a quem eu poderia espernear, culpar e me ressentir. Atuar é se vestir daquilo que sonhamos." complementa o ator e criador Felipe Stucchi.

Foto: Jeniffer Glass
Já Jackson França comenta a mudança no olhar que o espetáculo proporcionou: "Com o nascimento dessa personagem, 'o pai que dança', pude desmistificar a imagem inacessível que tinha do meu pai e, assim, entender suas 'funduras, suas grutas úmidas e suas pequenas espirais, margens e sumidouros' que nunca foram permitidas por ele ( e por tantos) serem transbordadas a mim."
"Em um espaço imaginário, sentei no sofá de casa, apertei o botão on do controle remoto e evoquei meu pai - ser íntimo, social e mítico. Esse ser que é ausente, mas que fantasmagórico está constantemente presente, me fez levantar do sofá e dançar movimentos estranhos que fizeram meu corpo-memória flutuar e girar histórias (re)inventadas e (re)vividas." revela Jonas Mendes sobre o processo de criação do texto

Foto: Jeniffer Glass
" 'Pai de Mim' é um espetáculo teatral no qual é possível encontrar muitas faces disso, que é o grande jogo especulativo sobre a ideia de paternidade" finaliza a dramaturga Paloma Franca.
Ficha técnica:
Direção Geral, de Movimento e Criação: Cuca Bolaffi
Atuação e Criação: Felipe Stucchi, Jackson França e Jonas Mendes
Dramaturgia: Paloma Franca Amorim
Textos: Felipe Stucchi, Jackson França, Jonas Mendes, Luan Luando e Paloma Franca Amorim
Dramaturgia Sonora e Direção Vocal Interpretativa: Natália Nery
Áudios: Antonio Salvador, Edson de Souza, Pascoal da Conceição e Salloma Salomão
Preparação Corporal: Cuca Bolaffi e Jackson França
Orientação de Cenário e Figurino: Silvana Marcondes
Iluminação: Greta Liz
Montagem e Operação de Luz: Jhenny Santine
Operadora de Som e Assistente de Palco: Suelen Zamora
Fotografia: Jennifer Glass
Objetos artesanais - Cabideiros: Caio Zanuto
Assessoria de Comunicação e Designer Gráfica:Thaís Oliveira
Produção: Felipe Stucchi e Jackson França
Este projeto está sendo realizado com apoio do PROAC LAB 2021
PAI DE MIM - PRESENÇA DE UMA AUSÊNCIA
Temporada: Até 20 de Agosto
Horário: Quinta e Sexta, às 20h | Sábado, às 18h
Local: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Ingressos: Gratuito | Distribuídos 01 hora antes do espetáculo
Classificação: 14 anos
Commentaires