Encontros acontecerão pelo Google Meet e haverá certificado de participação
Em meio à urgência pela discussão sobre a questão de gênero no português, a sociedade brasileira tem se atentado para estruturas e identidades de sujeitos reais, como pessoas não binárias, transsexuais, assexuais, ao mesmo tempo em que se depara com questões de estrutura linguística que, muitas vezes, não dão conta de atender a demandas identitárias desses sujeitos. A partir dessa questão, surge uma questão que envolve no português de se existe de fato gênero neutro na língua portuguesa.
É neste cenário que apresentamos o curso de extensão “Linguagem Neutra de gênero” em que tentamos estabelecer o diálogo: de um lado, o fato inconteste de que o gênero neutro se manifesta a partir de demandas de representação social; e, de outro, a existência de restrições estruturais e cognitivas.
Alguns pontos que serão abordados no curso:
- O gênero binário: as formas de linguagem e as demandas identitárias;
- As novas formas de neutralização de gênero: inovações e obstáculos;
- Tabu, Língua e Cognição: demandas identitárias em oposição às restrições linguísticas;
Ministrante do Curso:
Bruno Pinheiro é Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Letras Português pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS). Voluntário da CasAmor é um projeto sem fins lucrativos que busca abrigar e amparar pessoas LGBTQ+ sem lar e em situação de vulnerabilidade.
Curso "Linguagem Neutra de Gênero"
Período: De 08 a 31 de Agosto
Horário: Terças e Quintas, às 19h
Local: Google Meet
Valor: R$ 50,00 | Inscreva-se aqui.
Comments