top of page

Experimento da peça Carne Viva, de Luh Maza estreia online na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Texto inédito no Brasil, monólogo fala sobre a violência doméstica contra as mulheres e será apresentado online


Foto: Divulgação


O Teatro Kaus estreia online o experimento da peça CARNE VIVA, da dramaturga Luh Maza, no canal do Youtube da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Com direção Reginaldo Nascimento e a atriz Amália Pereira no elenco, o monólogo fala sobre a violência doméstica contra as mulheres. As apresentações virtuais são gratuitas e fazem parte das contrapartidas da Lei Aldir Blanc na Cidade de São Paulo, Prêmio Maria Alice Vergueiro, módulo 1, para manutenção das atividades do grupo.

Escrito em 2003, o monólogo Carne Viva aborda de maneira poética a história de opressão das mulheres. A peça apresenta como personagem Uma Mulher que ao se deparar com mais uma tarefa doméstica: cortar bifes e preparar uma refeição, entra em um transe espiritual. A obra parte de um imaginário feminino histórico, de condição matrimonial, e tenta percorrer caminhos para entender como o feminino se debate com a sociedade patriarcal.

“A nossa pesquisa sobre o texto Carne Viva teve início em junho de 2019, quando começaram as primeiras leituras e estudos. Com a chegada da pandemia, em 2020, o processo passou a ser desenvolvido de maneira mais espaçada. O presente resultado online é fruto da nossa investigação e experimentações em cima do texto, durante os quase dois de imersão sobre a peça, e uma maneira de mostrar o trabalho, que devido a pandemia, não pode estrear presencialmente”, afirma a atriz Amália Pereira.

Em CARNE VIVA Uma Mulher surge como uma figura que se revolta contra a domesticação pelo patriarcado, de forma ordinária: a insurreição de uma dona-de-casa contra o estereótipo de agressor doméstico. A situação ganha ares espetaculares por ela delirar-se um Jesus Cristo, o Deus masculino de nossa sociedade. Em uma ação contínua de cortar um pedaço de maminha em bifes para seu marido, revisita episódios de sua vida em meio a carne e sangue.

Foto: Divulgação


“Foi um longo processo, no qual o trabalho esteve focado em explicitar a voz feminina, a voz da atriz, o grito de tantas mulheres que sofrem violência, aumentada ainda mais na Pandemia. Trabalhar um monólogo é sempre difícil, fazer com que a intérprete seja o centro da cena, que sua voz e seu corpo estejam disponíveis e tragam sua verdade em dizer cada palavra do texto. Fazer com que a história por ela contada a atravesse, e os espectadores que acompanham o relato”, declara o diretor Reginaldo Nascimento.

“As sessões online não têm a mesma potência de um encontro presencial, porém, poder levar essa história a diversos pontos conectados pela rede é mais uma possibilidade de ampliar as discussões sobre a violência contra as mulheres”, finaliza o diretor. O Experimento Carne Viva tem captação de vídeo, edição, finalização e trilha sonora de Reginaldo Nascimento, que divide a direção de arte com Amália Pereira, que é a responsável pelo figurino.


Ficha Técnica:

Texto: Luh Maza

Direção: Reginaldo Nascimento

Elenco: Amália Pereira

Produção: Teatro Kaus Cia Experimental


EXPERIMENTO CARNE VIVA

Temporada: De 03 a 19 de Dezembro

Horário: De sexta a Domingo, às 20h

Local: Canal do Youtube da Oficina Cultural Oswald de Andrade

Duração: 70 minutos

Gênero: Drama

Classificação: 18 anos





Comments


bottom of page